Dando sequência ao conceito de academia gratuita e ao ar livre em Garanhuns, o prefeito Izaías Régis inaugura no dia 18 deste mês, a Academia Garanhuns. Instalado no Parque Euclides Dourado, o equipamento dispõe de todas as máquinas encontradas em uma academia tradicional para musculação, alongamento e ginástica localizada.

A Academia Garanhuns está instalada numa área de 100m² e possui equipamentos de musculação e ginástica fabricados em aço inoxidável, com tecido naval e acabamento polido para reflexão do sol. A academia também contará professores e estagiários de educação física, além da equipe administrativa e de limpeza. O espaço funcionará de segunda à sexta-feira, das 5h30min às 9h30min e das 17h às 21h, bem como aos sábados, das 6h às 9h e das 16h às 19h. Para utilizar, é necessário se inscrever previamente na Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, localizada no Parque Euclides Dourado.

O prefeito Izaías Régis destacou a importância do espaço para promover os cuidados com a saúde da população de Garanhuns. “Estamos cuidando da saúde das pessoas antes de cuidar da doença. Queremos os garanhuenses no Parque e nas ruas praticando esportes; musculação; ginástica; dançando; tendo o seu lazer; descontraindo e usando seu tempo para coisas boas. Certamente depois que começamos uma atividade física, mudamos completamente e levamos uma vida com muito mais saúde e alegria, por isso vamos entregar um equipamento de qualidade, que não deixa a desejar a nenhuma outra Academia”, pontuou o gestor.

O secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Carlos Eugênio Cavalcanti, que também coordena o projeto, explicou como vai funcionar o local. “Também vamos ofertar atividades funcionais e outras modalidades de ginástica, mas inicialmente, atenderemos 30 alunos por aula de musculação, cada atividade com duração de 40 minutos e sob acompanhamento de Profissionais de Educação Física. Nossa meta é a promoção da saúde e a socialização dos frequentadores da Academia”, afirmou o titular da pasta.

Inscrições – Para se matricular e usufruir dos benefícios da Academia Garanhuns de forma gratuita, basta procurar a Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, que fica localizada no Parque Euclides Dourado. As inscrições acontecerão nos dias 5, 6 e 7 de dezembro (quarta, quinta e sexta), das 8h às 14h.

As pessoas maiores de 15 anos e menores de 18 anos devem levar, original e cópia, dos documentos de Identidade; CPF e o comprovante de residência, tanto do aluno, quanto do responsável, que inclusive, também deve estar presente no ato da matrícula para assinar a documentação. Já aqueles com 60 anos ou mais, precisam apresentar Identidade; CPF e comprovante de residência (original e cópia), além de um atestado específico para a prática de exercícios de musculação, emitido por um médico. Os cidadãos de demais idades devem apresentar a Identidade; o CPF e o comprovante de residência (original e cópia), durante a matrícula. “No momento da inscrição, o aluno preencherá e assinará a ficha cadastro, bem como responderá e assinará um questionário sobre suas atuais condições físicas e de saúde e realizará uma foto, portanto, apenas o aluno poderá se matricular”, complementa Carlos Eugênio.

No primeiro momento, serão cadastrados 720 cidadãos, e também será formado um cadastro de reserva. O funcionamento da Academia será regido por um Regulamento. Todos os alunos terão um cartão de identificação e a frequência às aulas será acompanhada pela pasta responsável. “Vamos realizar a substituição daqueles que não apresentarem assiduidade as atividades. Com essa medida, serão abertos espaços para que outros cidadãos também possam vir a ser contemplados”, finaliza o secretário de Juventude, Esportes e Lazer.

Horários de funcionamento – As aulas na Academia Garanhuns acontecerão nos seguintes dias e horários: Turno Manhã: segunda à sexta-feira, das 5h30min às 9h30min; Turno Tarde/Noite: segunda à sexta-feira, das 17h às 21h; sábados: manhã, das 6h às 9h e das 16h às 19h. Os alunos serão matriculados em duas turmas; a primeira realizará os treinos as segundas, quartas e sextas-feiras. Já a segunda turma pode realizar os treinos nas terças, quintas e sábados.